"O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM"

http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com/

domingo, 15 de janeiro de 2017

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO - ANTIGA GARE E PÁTIO DE BONDES

 Acima exclusiva acervo Hugo Caramuru

FOTOS: MINHAS LENTES
CASCADURA - RIO DE JANEIRO  BRASIL.

Por analogia, as localidades por onde os bondes circulavam nas ruas e bairros do Rio de Janeiro tiveram seu progresso contando com a locomoção de pessoas deste antiquíssimo e erradicado meio de transporte.
Os Bondes se tornaram no passado o principal fator de desenvolvimento e integração das áreas Cariocas por percorrerem quase toda cidade.
Alguns bairros vivem hoje relegados a um papel secundário devido ao descaso das autoridades governamentais, sito aqui nosso Metrô seja por superfície ou subterrâneo na expansão de suas linhas a passos de cagado ao longo dos tempos de erros na elaboração e execução de projetos com algumas estações faraônicas e percursos modificados por políticos a seu Bel Prazer fora da área técnica.
Se observarmos os trilhos do bonde,existia um desvio que era para o bonde que chega-se antes esperar a saída do que estava estacionado na gare.
Frente da  Gare Rua Nerval de Gouvêia invadida por um comercio de comidas e bebidas.

o Bonde fazia o contorno para voltar para Jacarepaguá e lá parava enfrente ao Colégio Arte e Instrução.

A entrada do pátio foi invadida e o mesmo construiu um bar.
Abaixo o que era uma pequena estação, existia bancos longos de madeira para as pessoas esperarem os bondes e um toalete para os passageiros, que era fechado, para usá-lo tinha que apanhar as chaves com o chefe da estação.
Ao lado existia uma passagem, uma porta aberta, onde existia um balcão com quiches os quais os trocadores prestavam contas das cobranças efetuadas na viagem e o motorneiro as ocorrências havidas, no local havia WC e pias para uso dos empregados da Light.

 1959 Rua Nerval de Gouvêia os trilhos saindo da antiga gare e do lado esquerdo a Estrada de Ferro Central do Brasil estação de trens suburbanos de Cascadura. 
Acervo: foi um Rio que passou http://www.rioquepassou.com.br/2008/10/27/suburbio-de-cascadura-anos-50/comment-page-1/#comment-27608

"Obrigado Amigos pelo legado aos mais novos"
http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2017/01/almanaque-geral-ferroviario-antiga-gare.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário