"O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM"

http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com/

domingo, 26 de junho de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO - EFCB - LINHA DO CENTRO SUPERVIA.

Foto acima com créditos coleção Marcelo Almirante "obrigado amigo" ainda original de sua construção em arcos, foram colocadas couraças de aço para protege-lo de impactos como mostra abaixo. 

 VIADUTO FERROVIÁRIO SOBRE AV FRANCISCO BICALHO
Data da construção ano 1906.
Fotos: Minhas Lentes Leopoldina Rio de Janeiro Brasil.







https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.825817107504242.1073742049.100002278828310&type=3

domingo, 19 de junho de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO - PLASSER SOCADORA DE LASTRO


Plasser & Theurer, as socadoras contam com sistemas de medição dos parâmetros geométricos e, como são totalmente automatizadas, fazem a leitura da linha, calculam os ajustes necessários e transmitem os dados para os sistemas que acionam os grupos de levantamento e puxamento, bem como para as bancas de socaria. Esse equipamentos têm capacidade para socar até quatro dormentes simultaneamente, substituindo o método manual, que empregaria centenas de operários para os processos de elevação do dormente, do trilho e da soca do lastro por meio de ferramentas manuais.







Fotos: Minhas Lentes - EFCB - Linha do Centro - SuperVia
RIO DE JANEIRO BRASIL.
Parte do texto: http://www.revistamt.com.br/index.php?option=com_conteudo&task=printMateria&id=30



domingo, 12 de junho de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO MANUTENÇÃO REDE AÉREA Serie 100


Possivelmente ER95 ou ER99 especialista nestes carros HugoCaramuru

Rede Aérea de Tração é o sistema responsável pela transmissão de energia elétrica necessária à movimentação dos trens. Essa composição foi transformada para realizar a manutenção desse item de vital importância para o Sistema Ferroviário!

“A energia elétrica é vital para todas as funcionalidades do trem, e consequentemente para a circulação das composições”.
O sistema elétrico ferroviário pode ser definido como um conjunto de instalações e equipamentos elétricos, eletrônicos e eletromecânicos que tem como função o fornecimento de energia elétrica para a movimentação das composições. Esse sistema trabalha de forma conjunta, permitindo que a energia elétrica chegue ao seu destino para realizar a tração dos trens, promover a sinalização da via e ainda para garantir o correto funcionamento das estações e galpões de manutenção.
A composição ferroviária movida a eletricidade para o transporte de passageiros é chamada de Trens Unidade Elétrico (TUE), e é formada por dois ou mais carros, sendo um deles o chamado carro-motor, que movimentará os demais, chamados carros-reboque, os pantógrafos – captadores de energia – captam a corrente elétrica contínua dos cabos da rede aérea presente nas linhas férreas e a transmitem aos trens para que eles possam se movimentar. “A energia é continuamente absorvida pelos trens durante sua movimentação e utilizada para alimentar os motores”.
Projetados para funcionar com energia elétrica de tração, os trens urbanos brasileiros operam com uma média de tensão nominal de alimentação de 3.000 volts em corrente contínua, em razão do alto torque (força que o motor imprime ao eixo da manivela, forçando-o a girar para impulsionar o trem) necessário para o seu funcionamento. No entanto, esse nível de tensão não está disponível nos padrões de transmissão e distribuição de energia fornecidos pelas concessionárias – 138 kV e 88 kV em corrente alternada.
Para adaptar a energia recebida à tensão necessária, as companhias de transporte ferroviário mantêm subestações retificadoras ao longo das linhas férreas, para rebaixar a tensão elétrica e alimentar as linhas aéreas de cabos elétricos. “O fornecimento de energia é realizado pelas concessionárias, então a tensão alternada é convertida em tensão contínua pelos retificadores”, depois de sair das subestações retificadoras, a energia elétrica segue para a linha aérea, que abastece os trens por meio dos pantógrafos. Estes, por sua vez, conduzem a eletricidade para os motores, que são os responsáveis pelo deslocamento das composições.
Além de movimentar as composições, a energia elétrica também é empregada para alimentar os chamados serviços auxiliares em estações, como sistemas de ar condicionado, iluminação, sinalização, bilheterias, escadas rolantes e elevadores. Sendo assim, a eletricidade é fundamental para o funcionamento de todo o sistema ferroviário, e qualquer falha pode gerar prejuízos tanto para as operadoras quanto para seus passageiros.
Qualquer falha nos cabos elétricos pode provocar, por exemplo, o desarme do disjuntor, acarretando atrasos ou até a paralisação dos trens. Para evitar esse tipo de situação, as companhias de transporte precisam trabalhar com a manutenção preventiva dos sistemas elétricos, monitorando o nível de desgaste dos cabos da rede aérea de tração a fim de prevenir a ruptura.
Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), comenta que a principal função dos cabos que compõem as redes que abastecem as ferrovias é transportar energia da subestação retificadora para os trens. Uma falha no sistema elétrico pode aumentar o intervalo entre os trens, ou até mesmo causar a paralisação total do sistema, o que pode gerar um caos, por isso, é fundamental que os cabos utilizados sejam de boa qualidade e seguros, só assim será possível garantir o bom funcionamento do sistema.

















Segundo Hugo Caramuru está placa e das oficinas que transformaram tues desativados em vagões de manutenção como este em Barão de Angra. "Obrigado pela contribuição amigo"


Todas fotos deste carro em rede aérea manutenção, FOTOS: MINHAS LENTES RIO DE JANEIRO BRASIL. 



Texto acima adaptado
https://www.facebook.com/funcionariocptm/photos/a.674528405928945.1073741851.289222107792912/674531732595279/?type=1&theater

EFCB SUPER VIA SUB ESTAÇÃO Nº 1
Fotos: Minhas Lentes - 09/08/2014 - Mangueira Rio de Janeiro Brasil lhttps://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.697183273700960.1073741936.100002278828310&type=3&uploaded=9

http://httpwwwluizfelipelopesdiascombr.blogspot.com.br/2016/06/almanaque-geral-ferroviario-manutecao.html

domingo, 5 de junho de 2016

ALMANAQUE GERAL FERROVIARIO - NOVA ESTAÇÃO SÃO CRISTÓVÃO.


EFCB LINHA DO CENTRO SUPERVIA
A nova estação São Cristóvão segue os padrões internacionais de acessibilidade e contará com escadas rolantes, elevadores, cobertura total das plataformas e banheiros modernizados. Também serão implantados mais três plataformas, seis linhas para embarque e desembarque, que atenderão a todos os ramais, três rampas de acesso externo, uma com ligação direta ao metrô e nova iluminação com passarela para pedestres por cima das pistas da radial oeste ao antigo casarão do ministro do exercito e Faetec.










Obras de construção da nova estação São Cristóvão Fotos Minhas Lentes Rio de Janeiro Brasil 05/04/2014 Postado no link:

https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.662989647120323.1073741916

https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.631584336927521.1073741907.100002278828310&type=